quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Antes tarde do que nunca...

Ainda seguindo a linha dos últimos posts, deixo hoje uma matéria que trata de justiça, determinação e perseverança. Explico: é que depois de 60 anos de luta na Justiça mexicana, enfim milhares de mexicanos - ou seus descendentes - receberão uma indenização milionária por conta da mão-de-obra que prestaram aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Bom, a matéria é curta e traz todos os detalhes do caso. Enfim, é o que tem pra hoje!! smile_embaressed

 

Mexicanos nos EUA recebem salário com 60 anos de atraso

José Baig
BBC Mundo

Ramón Ibarra, de 87 anos, é um dos 'braceros' mexicanos que receberão compensação.                 Crédito: BBC BrasilRamón Ibarra, de 87 anos, é um dos 'braceros' mexicanos que receberão compensação

Milhares de mexicanos que emigraram para os Estados Unidos para compensar a escassez de mão-de-obra durante a Segunda Guerra Mundial poderão receber milhões de dólares em compensação.

 

Um acordo judicial feito esta semana entre advogados dos trabalhadores e o governo do México determina que cada um dos trabalhadores que participaram do programa de mão-de-obra têm direito a receber até US$ 3,5 mil em compensação.

Estes trabalhadores, com autorizações temporárias, ficaram conhecidos como "braceros" (numa referência em espanhol à força braçal necessária para trabalho pesado).

"É a primeira vez em mais de 60 anos que se oferece algum tipo de compensação a estes 'braceros'", disse Joshua Karsh, um dos advogados que apresentaram a exigência. Calcula-se que entre 1942 e 1946, de 200 mil a 300 mil pessoas participaram do programa.

Economias

Nesta época, um acordo entre países previa que os Estados Unidos reteriam 10% do salário dos trabalhadores, que seriam enviados para o governo mexicano.

A idéia era que os trabalhadores teriam economias quando expirasse sua autorização para trabalhar nos Estados Unidos. O dinheiro serviria ainda como um estímulo para que regressassem a seu país.

Mas muitos deles nem sabiam quem estava retendo o dinheiro e nem puderam reclamá-lo na volta ao México.

O governo mexicano, que nunca admitiu qualquer responsabilidade na questão, estabeleceu há três anos um programa para a devolução desses recursos aos trabalhadores que vivem no México.

Mas, como muitos dos trabalhadores permaneceram nos Estados Unidos ou voltaram a emigrar para o território americano, não tiveram possibilidade de cobrar esta compensação.

Por isso, em 2001, um grupo de advogados apresentou a exigência em nome dos trabalhadores e seus familiares que vivem nos Estados Unidos ou são cidadãos americanos. Esta foi a exigência que levou ao acordo desta semana.

Para cobrar sua compensação, os trabalhadores que estiveram neste programa têm que apresentar os documentos originais que provam que atuaram nos Estados Unidos no período determinado.

"Lamentavelmente, muitos deles já morreram. Mas seus esposos ou seus filhos têm o direito de reclamar o dinheiro", explicou o advogado Karsh.

Este poderia ser um precedente a ser levado em conta na discussão de uma possível reforma das leis migratórias, que os candidatos à Presidência prometeram abordar nos primeiros meses de governo.

Mas Karsh diz que infelizmente a economia está exigindo mais atenção do que a imigração. Ele adverte, contudo, que apesar dos problemas da economia "nunca ninguém deve que passar por esta situação de lutar durante 60 anos para recuperar dinheiro que lhe pertence".

Fonte: BBC Brasil.

PS: Aproveito para avisar que amanhã será a estréia do primeiro post da Casa do Poeta. Na verdade, não será um poema, mas sim um mini-conto. Não percam!

smile_partyfingerscrossed

4 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Anônimo

Acho que é por isso que Dir. do Trabalho me deixa enlouquecida, é tudo tão rápido tão prático, em sua maioria sempre resolve, entra em acordo, algo parecido!!
E que boom, que bom que a justiça foi feita, porque é triste vermos pessoas que trabalharam a vida interia e hoje estão ai a mercê de uma sociedade completamente individualista. POdemos acreditar que mesmo turbulenta ainda há justiça nesse mundo!!
Post perfeito, vou imprimir e levar pra minha aula de hoje!!!
Beijão, Juca!

Juca

Oi, Su! Bom saber que a matéria serviu para usar na aula. \o/

Beijão! :-)

Glayce Santos

Mais do parabéns por esse post! Eu havis visto e me emocionei! Realmente, antes tarde do que nunca! E mais do que o dinheiro, é a dignidade, é saber que o trabalho, mesmo que "tarde", tenha sido, sei lá, recompensado!

E, saindo desse tema, mas "falando" de coisa parecida... É muito, muito legal o que a Argentina fez e faz: Indenizar e prender torturadores da época da Ditadura Militar!

E é o que o Brasil deveria fazer tb!

Beijos, moço

Juca

Glayce, obrigado! Apesar da demora, os trabalhadores saíram vitoriosos e nos dá energia para batalhar pelos nossos direitos.

Esse tema dos torturadores da época da ditadura é mesmo espinhoso. O problema é que muitos dos algozes daquele época ainda vivem e fazem pressão contra atitudes mais rigorosas por parte do Governo. Nem o governo do Lula (o Salvador da Pátria?!) está dísposto a comprar essa briga!

Beijos, moça!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____