quarta-feira, 18 de junho de 2008

Olá, preciso de sua ajuda!

Olá, preciso de sua ajuda!! Há muito tempo fui concebido e considerado vital à sobrevivência da vida no planeta Terra. Muitas coisas mudaram desde então, a vida evoluiu consideravelmente, o progresso chegou na maioria dos países, muitas doenças foram erradicadas,  o homem visitou a Lua, mas falta ainda algo básico em todas as sociedades: o respeito e amor ao próximo puro e simples, desinteressado materialmente, naturalmente. É preciso, mais do que nunca, valorizar a vida e o meio ambiente.

 

Um grupo de países das mais diversas nacionalidades - Organização das Nações Unidas (ONU) - elaborou-me no dia 10 de dezembro de 1948, com o seguinte propósito:

 

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." Declaração Universal dos Direitos do Homem

 

Muito bonito no papel, não concorda? Entretanto, muitas situações ocorrem mundo afora que denigrem e mancham tais princípios.

 

Fonte: World United Bloggers - Tomada de Posição

Preocupadas com a situação dos Direitos Humanos e o Processo Eleitoral no Zimbabué, as Organizações da Sociedade Civil Angolana, subscritoras desta Tomada de Posição, realizaram a « 2.ª Conferência sobre a Democracia e o respeito pelos Direitos Humanos no Zimbabwe », no dia 10 de Junho de 2008, na sala Diamante do Hotel Alvalade, Luanda-Angola.

Participaram do evento membros e funcionários de Organizações da Sociedade Civil, representantes de algumas Embaixadas acreditadas em Angola, representantes de Organizações Internacionais em Angola, representantes de partidos políticos, um membro do governo angolano, jornalistas, estudantes universitários e activistas dos Direitos Humanos e uma Consultora de nacionalidade zimbabueana.

Depois da reflexão e discussão sobre os temas «O papel da diplomacia angolana no processo eleitoral e democratização do Zimbabwe», e «Uma perspectiva comparativa dos processos de democratização do Zimbabwe e de Angola», as Organizações da Sociedade Civil Angolanas participantes do evento chegaram as seguintes

CONSTATAÇÕES E RECOMENDAÇÕES:
1. Que há um agravamento de casos de violações de Direitos Humanos no Zimbabwé que se consubstanciam em assassinatos, detenções e prisões arbitrárias de todo o género, proibição do exercício do direito de reunião, opinião e associação, direito de circulação, privação de assistência médica e medicamentosa aos seropositivos e constantes intimidações de cidadãos que queiram exercer os seus direitos civis e políticos;
2. Que o processo eleitoral no Zimbabwe não está a respeitar as regras democráticas consagradas nas normas internacionais e da SADC;
3. Que há falta de espaço político para o exercício das liberdades fundamentais consagradas na Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e nos Princípios e Objectivos da SADC e da União Africana;
4. Que há pouca eficácia das instituições Regionais Africanas na defesa e promoção dos direitos humanos no Zimbabwe.
5. Que existe um silêncio do Governo e do Chefe de Estado angolano no que concerne à situação dos direitos humanos e democratização no Zimbabwe.
6. Que existe uma inoperância dos deputados à Assembleia Nacional de Angola em relação ao questionamento ao Governo sobre o papel de Angola no processo eleitoral no Zimbabwe.
7. Que as experiências do processo eleitoral no Zimbabwe são diferentes do processo angolano, mas que é necessário aprender com os erros dos outros;
8. Que as soluções apresentadas para resolução dos problemas sociais e políticos sejam encontradas e efeitos da crise;

E RECOMENDA-SE:

1. AO GOVERNO DE ANGOLA
i) Que o Governo angolano na qualidade de líder da Comissão de Defesa e Segurança da SADC repudie publicamente os actos de violações dos Direitos Humanos no Zimbabwe de acordo com os princípios consagrados no acto constitutivo da SADC.
ii) Que o Governo angolano esclareça os cidadãos angolanos acerca da natureza do Acordo de Cooperação sobre Ordem Interna e Segurança entre Angola e o Zimbabwe e sobre a entrada em Angola do navio chinês que carregava armas para o Zimbabwe.
iii) Que o Governo angolano ponha termo à diplomacia do silêncio em relação à situação de crise reinante no Zimbabwe.
iv) Que sejam respeitadas as garantias materiais do livre exercício dos direito civis e políticos consagrados na Constituição e nas Convenções Internacionais dos Direitos Humanos antes, durante e depois das eleições em Angola.

2. ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ANGOLANA
i) Que continuem a denunciar todos os actos de violações dos Direitos Humanos no Zimbabwé, bem como a acompanhar o processo eleitoral zimbabueano in situ.
ii) Que continuem a manifestar a sua solidariedade para com o povo do Zimbabwé, para com a Sociedade Civil e para com os defensores dos direitos humanos zimbabueanos.

3. AO GOVERNO DO ZIMBABWE
i) Que respeite os Direitos Humanos consagrados na Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, os princípios do Estado de Direito Democrático, os princípios e objectivos da União Africana e da SADC de acordo com os valores culturais, filosóficos e éticos de África.

4. AOS CHEFES DE ESTADO DOS PAISES DA SADC
i) Encorajam os chefes de Estado da SADC a denunciar as constantes violações dos direitos humanos, a restrição do exercício dos direitos civis e políticos e apelam para o respeito pelas regras democráticas e da boa governação antes, durante e depois das eleições;
ii) Denunciam a "diplomacia do silêncio" dos Chefes de Estado da maioria dos Estados da SADC.

5. À UNIÃO AFRICANA
i) Que tome todas as medidas com vista a acabar com as constantes violações dos direitos humanos e preste todo o apoio ao processo democrático no Zimbabwé.
ii) Que envide todos os esforços para que se ponha fim às sanções aplicadas ao Zimbabwe.

As organizações:
Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos
Associação Justiça, Paz e Democracia

Luanda, 10 de Junho de 2008

Fonte: World United Bloggers - Tomada de Posição

 

Devemos respeitar as crenças dos outros se quisermos que respeitem nossas crenças!

"We must respect the beliefs of others if we

want them to respect our beliefs."

"Devemos respeitar as crenças dos outros se

quisermos que respeitem nossas crenças."

Fonte: World United Bloggers

 

Religiões = Amor = Paz

"Religions = Love = Peace"

"Religiões = Amor = Paz"

Fonte: World United Bloggers

 

Parem as guerras!

"Stop the Wars!"

"Parem as guerras!"

Fonte: World United Bloggers

 

Eu, os Direitos Humanos, venho pedir seu apoio. Então, posso contar com sua ajuda? Não sabe de que forma? Muito simples: basta tratar com respeito, amor e fraternidade cada ser humano que cruzar seu caminho. Só isso! Simples assim!

 

Obrigado!

7 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Boa noite meu querido!

O que mais prezo em minha vida é tratar com dignidade a todos, e repudio tal cena que temos que conviver diariamente, principalmente na TV, algo precisa ser feito, essa materia deveria sser mais divulgada, precisamos tomar uma posição...
Grandes beijos Juca e fique com Deus.

Max Coutinho

Oi Juca!

Um post relevantíssimo, sem dúvida! E louvo-te o gesto, porque a situação no Zimbabwe requer todo o apoio internacional possível!

Quanto a esta instituição Angolana: ela deveria olhar para as violações dos direitos humanos em Angola, e depois de ajudar a resolver os problemas do seu próprio país (pseudo-democracia; violação de direitos básicos; corrupção escandalosa; inexistência de escolas e hospitais; lixo nas ruas; propagação de doenças por consequência; especulação imobiliária num país cujo salário minimo é US$20....) antes de olhar para o país dos outros. E perguntar-se por que é que o seu governo (assim como outros países Africanos) nada faz(em)...não têm moral para isso.

Eu nasci em África, por isso é com propriedade que profiro estas palavras.

Os países ocidentais e, aqueles que conhecem o sentido da palavra "democracia" é que têm muito a dizer aqui, e exemplos a dar!

Muito bom post, lindo!

Beijos

Dulce Miller

"Devemos respeitar as crenças dos outros se quisermos que respeitem nossas crenças."
Crenças, gostos, opiniões, atitudes. O RESPEITO é a base de todas as relações humanas, ou pelo menos assim deveria ser...
Ficou lindo esse post, Juca!
Mesmo com muita pressa, comecei a ler e fui até o final.
Senti falta dessa lavanderia! \o/

Beijão

Nando Damázio

Pois é, são retratos do mundo em que vivemos, onde a guerra e violência são justificativas pela busca da Paz ..

Se todos tivesse conhecimento deste primeiro artigo dos Direitos Humanos e o seguissem naturalmente, com certeza viveríamos em uma sociedade pacífica e bem mais produtiva !!

Gostei de ler a respeito, até porque desconhecia as informações !!

Abraço, Juca !!

Juca

Rô, Max, Du e Nando, obrigado pela participação e opinião no post. Esta troca é de suma importância nos debates sobre os acontecimentos. Que mais e mais pessoas possam se conscientizar da necessidade de se manter atualizada e que só pelo conhecimento é que podemos mudar um pouco tais fatos!

Beijos e Abraços! :-)

Dulce Miller

Meu amigo...vim aqui ler de novo esse post que gostei tanto. Será que a paz é uma utopia? 0_o

Beijão

Juca

Olha, Du, espero que não! Mas que é dolorida, isso acho que sim! Digo dolorida no sentido íntimo, moral, que marca para sempre um povo.

Hoje mesmo saíram novas notícias que dão conta de que o Governo daquele senhor Mugabe, não satisfeito com a desistência do oponente de concorrer ao pleito presidencial próximo, ainda realiza operações abomináveis que culminaram em prisões e destruição de provas contra seu governo. Desolador!! :-(

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____