segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aula contemporânea de história e geografia ou seria lição diária de vida e enfrentamento?

Fonte: BBC Brasil

Blog de Bangladesh: Uma viagem pelo grande manguezal

 

Por Eric Camara

 

Durante sete dias, o repórter Eric Camara percorreu de barco trechos da maior floresta de manguezal do mundo, a Sunderbans (floresta bonita, em tradução livre do bengalês), que fica em Bangladesh.

A região, que tem sido afetada por enchentes cada vez mais intensas, está seriamente ameaçada de ser palco de um enorme desastre ecológico.

Se confirmadas as previsões de ambientalistas, até 25% da área costeira de Bangladesh poderá simplesmente sumir do mapa, inundada em conseqüência da elevação do nível dos oceanos.

Por trás do fenômeno, o efeito estufa, a elevação da temperatura do planeta provocada pela atividade humana, causador do degelo das calotas polares.

Eric vai acompanhar as dificuldades enfrentadas pelas populações ribeirinhas que poderão perder as terras das quais dependem para a produção dos alimentos que consomem.

Estima-se que trinta milhões de pessoas poderão ser forçadas a deixar suas casas se transformando em refugiados ambientais, com impacto direto na densidade populacional de Bangladesh que já é a maior do mundo.

Fonte: BBCBrasil

 

Está interessado numa aula atual de história e geografia? A viagem a Bangladesh tem beleza, desastre ambiental e miséria humana, mas, acima de tudo, lição de enfrentamento, coragem e determinação de um povo pobre e explorado pelos governantes de seu país.

 

 

Fonte: BBC Brasil

A Sunderbans é a maior floresta de manguezal do mundo.

 

Fonte: BBC Brasil

A natureza toma conta de canoas abandonadas na Sundarbans.

 

Se você não quer abrir seus olhos para o que ocorre ao seu redor, por favor, páre por aqui, não siga adiante. Mas se está interessado em conhecer outros povos e sua força para manter um mínimo de decência em sua sobrevivência diária, siga em frente.

 

Fonte: BBC Brasil

 

Clique aqui e adquira conhecimento, cultura, discernimento e, o mais importante, uma lição de vida diária! Boa viagem!

 

4 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Bom dia meu querido!

Adoro conhecer outros povos, sua cultura e tudo mais.
Parabéns pela maravilha de postagem e jai fui lá para dar continuidade a leitura.
Beijos meu lindo e tenha um dia maravilhoso iluminadao pelo senhor!
Rô!

Dulce Miller

"Estima-se que trinta milhões de pessoas poderão ser forçadas a deixar suas casas se transformando em refugiados ambientais, com impacto direto na densidade populacional de Bangladesh que já é a maior do mundo".

E de pensar que no nosso dia-a-dia reclamamos por tão pouco...Sabe como se chama isso meu amigo? CHOQUES DE REALIDADE!

Beijão

Juca

Rô, faz bem à alma e ao corpo essa viagem, não é? Apesar dos pesares, sempre é bom conhecer novas civilizações!

Obrigado! Que seu dia também seja iluminado!
Beijão!

Juca

Então, Du, precisamos ter esses choques diários de realidade, pois, como você mesma constatou, reclamamos por tão pouco, coisas desnecessárias e até mesmo inúteis.

Apesar disso, o povo bengalês se mostra forte, corajoso e decidido, enfrentando seu destino diário de miséria e privações. Um fato que me emocionou foram os pedidos para serem fotografados e o fizeram com um sorriso no rosto! :-)

Beijos, Du!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____