quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Meme: "Ilha Deserta". Ou seria Cultura Geral?

Ao realizar uma pesquisa sobre ilhas no Google Imagens que ilustrasse a idéia principal deste post (precisava de uma imagem que trouxesse três ilhas juntas, num mesmo arquipélago), acabei ganhando uma bela e interessante aula de história e geografia. Mas tal fato só foi possível graças ao meme que recebi da Ru Correa, do OtherSide. E ainda têm blogueiros que consideram os memes meras futilidades!

Achei, enfim, a imagem que estava buscando. Trata-se das Ilhas Aran (Aran Islands, em inglês), um arquipélago formado por três pequenas ilhas que fica localizado na Irlanda (que, por si só, já é considerada uma enorme ilha a oeste da Inglaterra).

Fonte: Aran Islands

Mas vamos às aulas (calma, serei breve, pois deixarei links do site para aqueles que quiserem adentrar mais no assunto): uma delas é sobre a história do tricô e a outra sobre a geografia da região, com suas belezas naturais e únicas.

Não é segredo para ninguém que foi na região do Reino Unido (países liderados pela Inglaterra) que o tricô ganhou força e muita técnica. Não é de estranhar que a Irlanda, imensa ilha a oeste da Inglaterra, tivesse importante papel na criatividade e no aprimoramento das técnicas do tricô; num primeiro momento, exclusivamente à mão. Na Irlanda, o berço do tricô situou-se nas Ilhas Aran (Aran Islands) e foi justamente o tricô quem tornou essas ilhas célebres. Um tricô que nasceu das mãos fortes dos pescadores locais. Fonte: Aran Islands

Fonte: Aran Islands

A maior ilha é chamada de Inishmore, por ser a maior (pois "more" = mais). Algumas vezes, no meio internacional, é chamada de Aranmore, numa referência ao fato de ser a maior ilha do arquipélago. A ilha média é chamada de Inishmaan e a menor de Inisheer. O idioma falado nas três ilhas é, claro, o irlandês; e não é difícil imaginar que a principal atividade dos moradores tenha sido a pesca. O clima é bastante severo, especialmente no inverno onde o frio é de longa duração e o vento é comum e muito intenso. Fonte: Aran Islands

Bom, depois desse conhecimento todo acho que ninguém mais está interessado no meme. Pois é, pessoal, não tem meme!

Calma, gente, estava brincando, justo a melhor parte do post não poderia faltar. (rs rs) Atendendo a milhões de pedidos (Ru e Du), quem se interessar pelo que este blogueiro faria durante um ano numa ilha deserta, sigam adiante e cliquem onde está escrito "Leia a matéria completa". Mas depois não digam que não avisei! (rs rs)

PS: Aqui neste link também tem uma história interessante sobre tricô: os homens são exímios tricoteiros. Ilha Taquile (lago Titicaca), no Peru. Será uma bela viagem virtual! 

.............................................................................................................................................

O meme é o seguinte:

"Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas:"

1) Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

Carne de frango e pudim (se bem que trocaria este último por feijão ou arroz, já que a ilha tem frutas à vontade).

2) Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebiba, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

Fiquei tentado entre o café (meu vício) e o leite, mas acho que este último seria mais precioso. rs rs

3) Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

São tantos, mas já que preciso escolher, levaria "Canto Geral" do Pablo Neruda. Até hoje não consegui "digeri-lo" por completo. Na ilha teria tempo para ler e reler até "absorver" tudo.

4) Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

"E.T., o extraterrestre", do Steven Spielberg. Exemplo de amor e solidariedade entre os seres!

5) Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por quê?

Bom, aqui terei que copiar a Du: escolheria o Word (processador de texto) porque teria todo tempo do mundo para escrever e assim não ficaria maluco. rs rs

6) Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por quê?

Puxa, vida, poderia escolher um site tipo enciclopédia (assim teria mais livros pra ler), mas acho que ficaria com meu blog, pois assim teria acesso a muitos outros amigos blogueiros e trocaríamos mensagens pelo sistema de comentários. Pra variar, parece que combinei com a Du e a Ru. rs rs

7) Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

Música: The Greatest Love Of All, com a Whitney Houston (sou apaixonado por ela, aliás, anda sumida). CD: Maria Bethânia, "As Canções que você fez pra mim", que ela interpreta de forma única.

8) Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por quê?

São algumas pessoas (acho que umas 10), mas entre elas a "dona" Edithe, minha mãe! Não teria um dia especial, mas poderia ser no dia do seu aniversário. Porque ela é uma mulher forte e batalhadora, que tomou as rédeas de seu destino!

9) Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

Sei lá, estou tão desligado de TV ultimamente que tirei o plugue da tomada há uns três meses (ih, será que já estava me preparando para ficar numa ilha deserta? rs rs). Acho que poderia ser Vídeo Show!

10) Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

Nossa, agora deu um aperto no peito! Não vou citar nome, mas tem um amigo que gosto muito e que está com AIDS. Sua carta dizendo que o remédio para curar a doença foi fabricado já seria um belo presente de aniversário!

11) Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por quê? É um animal que você já tenha?

Que chique, na ilha tem até bola de vôlei! rs rs Escolheria um falcão; não é um animal que já possua. Aliás, não gosto da idéia de ter animais de estimação que ficassem engaiolados! O porque está na última pergunta! rs rs

12) Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc)

Apesar de todos os absurdos que o homem tem praticado, ainda sentiria falta do contato das pessoas. Sinto que um pequeno gesto de uma única pessoa já faz a vida valer a pena!

13) Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

Poderia refletir muito sobre tudo o que fiz, o que poderia ter feito e o que vou querer fazer depois dessa experiência.

14) Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que: a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores; b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo. O que você vai levar e por quê?

Agora vem a parte que comentei no post da Du que só responderia aqui. Bom, não levaria mais nada. Apenas pediria para nos colocar, Du, Betty Roo e eu, nessas três ilhas da foto acima, as Aran Islands. Ficaríamos menos solitários. Além disso, com o falcão treinado poderíamos trocar recadinhos! E ainda teria o tricô básico, tradição das ilhas. rs rs 

Fim. Finish. Finito. Por enquanto é so, pessoal! rs rs Beijos, Ru!

14 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Anônimo

Puxaaaaaaaaaaaa!
Juca!! Adorei suas respostas! Foram fantásticas! E a última, nossa... deu até vontade de passar esse tempo em uma ilha deserta. Imaginei o falcão levando recadinhos nossos... hehehe
Sabia que você seria uma das pessoas certas pra responder esse meme! Não me enganei!!

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos da Betty Roo!
Uma linda quinta-feira pra você!
Inté!!

Dulce Miller

Adorei conhecer as ilhas, não sabia dessa cultura do tricô, que interessante ver homens e principalmente crianças tricotando! E que ilhas, heim? Nossa...O azul espetacular do Lago Titicaca me deixou sem fôlego, é a visão do paraíso - do jeito que eu gosto de azul!!! E com você e a Ru tão perto, eu ia dar um jeito de encontrá-los, nem que tivesse que derrubar arvores da ilha e construir uma jangada e ir remando...ou nadando, quem sabe? heheheheheheheheh
Adorei!
Ah, e respondendo a sua dúvida lá no sonho, foi o Zé Batata sim o autor daquela proeza na interpretação!

Beijos, Juca queridão!E bom dia.

Dulce Miller

Hoje eu tô muito triste...altos e baixos desse coração escorpiano que não aprende as coisas facilmente,só depois de chegar no fundo do poço... às vezes canso disso, sabe? Mas tudo bem, amanhã é outro dia e tudo vai ser diferente. Obrigada pelo teu carinho de sempre amigo, também te amo.

SaM

oi.. por acaso, e como não li a integridade do post, fiquei a pensar que fossem reais os 77...loool...

Desconhecia por completo a historia do tricô...

BEm que precisava de ir para uma ilha deserta...

Anônimo

Oi, Ru! Eu que agradeço pelo meme. Pude fazer uma bela viagem virtual, "de grátis"! Meme também é cultura! rs rs

...................................

Du, as ilhas são belíssimas mesmo. E a história dos homens tricoteiros é, no mínimo, interessante. Respondi ao comentário abaixo lá no seu blog. Te amo, sempre! Fique bem! Beijão!

...................................

Samuel, que bom que entendeu que ainda não estou tão velhinho assim! rs rs Essa história do tricô realmente foi um achado, acabei tendo uma bela aula de história e geografia, grátis! Às vezes também sinto vontade de passar um tempo num lugar assim, longe dos "seres humanos"! Obrigado pela visita! Abraços!

Anônimo

Du, corrigindo o comentário: estava referindo ao seu comentário acima e não abaixo. rs rs Abaixo é o do Samuel! rs rs

Anônimo

Juca!! Tem um presentinho pra você no OtherSide!! Coooooooorre lá! Corre!!
hehehhehe

Ah, dessa vez, não é meme!

Beeeeeeeeeeeeijos!

Didgio

Oii, sou do neuronios Hiperativos, o que acha de sermos parceiros e trocarmos links?

Meme bem escrito! Parabens!

Abraços e sucesso!

Dulce Miller

Oi Juca! Tô tão preocupada com o Lucas...cadê ele? O pior é que não tem pra quem perguntar...que coisa!
Bom, espero que não tenha acontecido nada de grave, né?

Que você tenha um ótimo final de semana, meu querido amado amigo!

Beijosssssssss

Lusófona

Fiquei muito interessada pelo site, vou espreitar, pois coincidiu com algo que estou a fazer :)

Gostei das tuas respostas, principalmete da estratégia das ilhas muito ali pertinho umas das outras, de certeza você ficaria na do meio, né?! rsrsrs

Eu ficaria mais pobre, sem o contacto de dois amigos queridos :(
não tem um outra ilhota lá perto não?! hehehe

Tens um mimo ofertado com muito carinho. Vem buscar?!

Beijos e fica bem

p.s. tentei responder um comentário seu, mas não tenho o seu e-mail :(

Juca

Oi, querida amiga Lusófona!

Pois é, tive a idéia da ilha tripla quando estava no blog da Du lendo o post sobre este assunto. Pensei: se vamos os três para uma ilha, por que não um arquipélago que nos deixasse próximos? Aí achei esta do post. Bem que procurei saber se você também tinha sido cotada para ir à ilha, pois iria atrás de um arquipélago maior. rs rs Procurei saber se a Luma, do Luz de Luma, também iria, mas quando ela fez o post eu já estava na minha ilha! rs rs Pensei em um arquipélago de ilhas que pudéssemos ficar todos próximos, iria ser uma festa! rs rs

Saiba que adoro receber todo esse carinho que me emana daí de Portugal. Aqui sempre terei um pensamento carinhoso ou uma mensagem de carinho pra ti! Te adoro! Fique bem e tenha um belo final de semana!

Ah, já fui lá ver o mimo, alías, os mimos. rs rs Adorei! Depois agradecerei com mais calma!

Beijos e Abraços Carinhosos!
Juca

PS: Agora fiquei curioso sobre o que queria responder ao meu comentário. rs rs

Juca

Didgio, já é, parceiro! rs rs

Obrigado pela visita e pelo elogio, é sempre reconfortante recebê-lo! Dá uma sensação que você está fazendo algo de bom!

Vou colocar seu banner ainda hoje!

Abração!
Juca

PS: Desejo sucesso sempre e vida longa ao Neurônios Hiperativos.

Didgio

Obrigado, a lavanderia virtual tbm!

È os eles tinham todas aquelas seriamonias e tal. Cremado eu acho que eu nao queria ser não, mas um inteiro decente, em um lugar bonito ia ser bom. Mesmo que talvez a essas alturas eu já nao esteja sentindo mais nada.

Dulce Miller

Passei pra deixar um beijo e te desejar um ótimo final de semana meu querido!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____