sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Apnéia do sono: cuidando de sua saúde

Ronco, ouça o que esse barulho quer dizer


O ronco, aquela sinfonia que não deixa dormir quem está por perto, pode incomodar bem mais do que parece. A barulheira é um sinal de alerta de que o ar está tendo dificuldades em passar pela faringe. Em alguns momentos pode haver uma obstrução que interrompe a respiração e provocar microdespertares. Essa é a forma mais comum de apnéia, um mal que atrapalha o sono e pode elevar a pressão arterial. "A longo prazo, a apnéia pode desencadear doenças cardiovasculares", previne a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, da Unifesp, em São Paulo.

A apnéia atinge mais homens, geralmente os de meia-idade, e obesos. A explicação é simples. Com o passar dos anos, a musculatura da garganta se torna mais flácida e assim mais propensa à vibração e à obstrução. Além disso, quando engordam, os moços ganham volume no abdômen, no tórax e no pescoço. Ou seja, na parte superior do corpo. A gordura nessa região espreme o tórax e as vias aéreas, o que compromete a respiração. Já as mulheres engordam nas pernas, nos quadris, no abdômen, na cintura e nos glúteos regiões que não comprometem tanto o sistema respiratório.

Estar acima do peso é um dos fatores de risco da apnéia, embora os magrinhos não estejam livres desse mal. De acordo com a neurologista Dalva Poyares, 20% dos pacientes que passam pelo Instituto do Sono não são obesos e cerca de 6% têm Índice de Massa Corpórea (IMC) menor que 25, ou seja, possuem peso normal. Não consegue emagrecer? Saiba que a apnéia também gera dificuldades para perder quilos, pois altera a produção da leptina e da grelina, duas substâncias que regulam o apetite.

É hora de ir ao médico?
Se você ronca muito alto, tem dores de cabeça, falta de disposição e sonolência ao longo do dia, não importa quantas horas tenha descansado, está na hora de procurar um médico. O exame de polissonografia vai mapear o comportamento do sono durante à noite.

A apnéia pode ser leve (5 a 15 paradas respiratórias por hora de sono), moderada (16 a 30) ou acentuada (31 para cima).

Nos casos mais leves costuma-se usar um aparelho bucal, que desloca a mandíbula e a língua de 5 a 7 milímetros para a frente, aumentando a distância entre a língua e a faringe. O CPAP (sigla em inglês para pressão nasal aérea positiva contínua ) é indicado para apnéias graves.

Trata-se de uma máscara colocada ao redor do nariz. Ele empurra o ar vindo de um compressor e forma uma espécie de colchão na garganta. Assim, as vias aéreas não se colam. Apesar de menos recomendado, há também o procedimento cirúrgico. É uma cirurgia cara e poucos médicos realizam no Brasil, mas obtém 90% de sucesso , explica a médica do Instituto do Sono.

Sono tranqüilo
Siga nossas dicas e descubra como é delicioso dormir silenciosamente.

1. Use uma bolinha de tênis, colocada dentro de uma meia e costurada nas costas do pijama. Ela forçará você a dormir de lado, posição mais eficaz para evitar o ronco e a apnéia.
2. Emagreça.
3. Dispense os tranqüilizantes para dormir
4. Não coma antes de se deitar.
5. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir.
6. Não faça exercícios físicos à noite.
7. Coloque calços sob cabeceira da cama para erguê-la de 10 a 15 centímetros.

Fonte: Minha Saúde
Link: Ronco, ouça o que esse barulho quer dizer

0 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____