segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Convite para Blogagem Coletiva: Importando Folclore

"Nada melhor que as tradições para retemperar a
saúde de nossa alma brasileira"
(Mário de Andrade)
NEM SEMPRE HERÓI....
O mito gaúcho é recente, sua data mais antiga é 1617, "mozos perdidos", que viviam inicialmente na proximidade de Santa Fé, atual Argentina. Em Buenos Aires eram chamados de "cuatreros e vagabundos", que roubavam e assolavam o campo. Em 1642, os jesuítas registraram vagabundos que pilhavam as estâncias das missões. Em 1759, foram designados de "gaudérios ou gaúchos", estes homens que circulavam pela Capitânia de Rio Grande de São Pedro. Durante a época das safras eles conseguiam empregos temporários nas fazendas de criação de gado. Durante a Revolução Farroupilha, eles perdem seu termo pejorativo e passam a serem considerados homens dignos, bravos, patriotas e destemidos. Eles são cultuados, a partir deste momento como indivíduos irreverentes, guerreiros, ligados as lidas do campo e do gado.
O gaúcho foi uma figura masculina que, em meados do século dezenove, já era mito. Símbolo dos Pampas, no decorrer da história torna-se um arquétipo de "Ser Nacional". Eram-lhe atribuídos predicados múltiplos como: hombridade, valentia, espírito de luta entre outras. Um homem que havia forjado uma forma de vida sob a qual o estigma da liberdade sinaliza seus passos. Um ser indomável que vivia solitário e desprendido de qualquer conforto. Foi estilizado e cultuado na literatura como um "centauro dos pampas"ou "monarca das coxilhas", um semi-deus que galopava livre distribuindo justiça e generosidade. Grande parte da ideologia do gaúcho, encontra-se hoje preservada pelos atuais CTG's, que surgiram no final da década de 40, frutos de um desejo apaixonado de resgatar as raízes da cultura gaúcha. Através de suas atividades, reproduzem com orgulho os hábitos do homem do campo, que colonizou e fez crescer o Estado, mantendo sempre acesa a chama da história. Todo o povo gaúcho, sempre exaltou a coragem de seus ancestrais, canta seu apego à terra e seu grande amor pela liberdade.
 
Bom, este preâmbulo com a matéria sobre as tradições gaúchas, retirado do blog Coisas Nossas..., é só para alertá-los e ao mesmo tempo convidá-los para a "Blogagem Coletiva: Importando Folclore", idealizada pelo Ronaldo, do Vida Blog, que acontecerá dia 31 de outubro próximo, justamente o dia em que lá nos Estados Unidos é comemorado o Halloween (Dia das Bruxas).
Blogagem Coletiva: Importando Folclore_31.10.2008. Participe!
Achei digna sua reivindicação quanto à exagerada importação de folclore e tradições de outros países em detrimento das nossas tradições e do nosso folclore que, diga-se de passagem, é rico e fértil. Como disse lá no blog dele, não sou contra assimilarmos outras culturas, mas não podemos esquecer da nossa cultura e celebrar aquela importada como se fosse mais importante do que a nossa.
Cliquem na imagem acima e leiam os motivos que o levou a iniciar a blogagem, bem como quem já está apoiando a idéia.
Então, está feito o convite. Obrigado!

17 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Olá meu lindo!

Se isso foi uma prévia quem dera o que será a sua blogagem.
Juca também vou participar e vou participar da Blogagem Coletiva "Abre aspas" que será no dia 27 de outubro, se você se interessar link
http://leioomundoassim.blogspot.com/ foi lá que fiquei sabendo da duas.
Amanhã também vou divulgar lá em casa. Só que estou com sérios probleminha, os banners são grandes e ultrapassa as margnes do blog, eu já estou ficando envergonhada de tanto dar trabalho pra Du. Mas creio que ela não fica brava não né??? Eitá que vovó mais atrapalhada viu!!!

Beijos meu lindo e tenha uma noite bem gostosa, com frio, por aqui tá um vento danado e frio.

Juca

Oi, Rô!

Vou lá no blog da Andréa saber detalhes da blogagem "Abre Aspas". É provável que eu também participe das duas. rsrs

Bom, acho que a Du pode ajudá-la, mas qualquer coisa só dar um alô.

Aqui também está fazendo um friozinho chato! :-)

Beijos e tenha uma linda noite!

Ronaldo

Muito bom texto... estou muito empolgado com essa coletiva... não vejo a hora de chegar dia 31.

Abraços e obrigado por participar!

Juca

Fala, Ronaldo!

O tema é mesmo empolgante. Precisamos mesmo valorizar as Coisas Nossas. :-)

Desde já, boa sorte na blogagem e até lá!

Abração!

omesmo

Valeu Juca!

E vamos nos falando!

Abraços

Urbano Leonel Sant' Anna

Oi, Juca!

Gostei demais desta blogagem! Já estive lá no blog do Ronaldo me inscrevendo.
Muito legal teres escolhido falar sobre o gaúcho como introdução ao tema.

Toma lá um baita quebra-costela, tchê!

Urbano

Du

Ai, ai, ai...era só o que faltava a Rô com vergonha de me pedir ajuda! rsrsrsrsrs
Essa vovó é sapeca mesmo, o Urbano tem razão! :D

Juca, essa blogagem é muito legal, vou participar também mas ainda não fui lá no Ronaldo... tá eu vou! rsrsrsrsrs

Vou postar no Moça e precisamos combinar quem vai postar no Coisas Nossas, né? Aliás, vou colocar o banner da blogagem lá agora! \o/

Beijão!

Outro Beijão!

Juca

Vamos nos falando, Ronaldo!

Abração!

Juca

Urba, foi proposital falar dos gaúchos, por causa de vocês dois (Du e tu). rsrs Também achei interessante o tema. Receba de volta um grande e amigável quebra-costela (QC para os íntimos)! rsrs

Abração!

Juca

E não é, Du! Essa Rô... rsrs

Que bom que você também vai colocar lá no Coisas, ia falar isso contigo. rsrs

Como disse pro Urba, retirei um trecho de lá dos gaúchos exatamente pra chamar atenção ao blog que fala das Coisas Nossas, do Nosso Brasil, e escolhi justamente as tradições gaúchas como homenagem a ti e a ele. rsrs

Depois a gente combina, então, sobre a postagem no Coisas!

Valeuuu, Du e Urba!

Beijos e Abraços!

Du

Não sei se você lembra do post que fiz sobre os gaúchos lá no Norte que fez parte da blogagem coletiva "coisas do Brasil"...fez o maior sucesso! A gente podia repetir lá no Coisas ou no Moça nessa blogagem de agora... o que vc acha?
Ou até mesmo vc poderia usar pra fazer o post na Lavanderia! \o/

Juca

Du, não me lembro daquela blogagem, mas depois combinamos melhor sobre o material e onde o usaremos! :-) Obrigado!

\o/ \o/
Beijos!

Lunna

Já confirmei minha participação nessa também. Abraços meus e bom fim de semana...

Su

Juca, mandou ver, viu?!!
Eu estou nessa, viu?!!
Já vou começar a procurar um material aqui, espero que o tempo me ajude!!
beijão!!

Juca

Lunna, que bom que estaremos juntos nessa blogagem também! Bom final de semana!

Beijos!


---------------------------------

Su, obrigado! Também quero pesquisar um material bem interessante. Tem a blogagem "Abre Aspas", da Lunna, se puder participar dessa também! rsrs

Beijos!

Blog da Saravalen

Olá, o blog é pura criatividade, e até me deixa com uma pontinha de "inveja", por eu não ser assim, tão antenada com o mundo blogosferico...rsss
Mas fico felicissima, pois a ideia de poder-mos compartilhar informações, conhecimentos, e até nos divertir-mos um pouco, mostra o quanto ainda podemos ser solidários, uns com os outros, o quanto os brasileiros e muitas pessoas no mundo ainda se preoculpam e querem fazer algo bom, seja pessoalmente, seja virtualmente, divulgando e ao mesmo tempo se interando, nesse imenso mundo virtual.
Um abraço a vocês,
Silvia

29/10/08 7:59 PM

Juca

Olá, Silvia!

Primeiro, desculpe-me pela demora em responder-te! O corre-corre deixa nosso tempo cada vez mais escasso. :-)

Obrigado por tamanho elogio ao blog, pois isso me aponta que estou no caminho certo. Quanto ao não ser antenada com o que ocorre na blogosfera, isso é questão de tempo mesmo. Aos poucos você vai se inteirando e fazendo suas escolhas! :-)

Como você mesma cita, essa integração e colaboração entre os blogueiros mundo afora é muito boa e profícua! E cada vez mais vou conhecendo pessoas de Portugal que me fazem perceber que em todos os lugares do mundo há pessoas de mentalidade aberta e pessoas de mentalidade atrasada, mas que mesmo assim podemos ter uma convivência boa e harmoniosa. Que bom que você me ajudou a aumentar minhas expectativas em relação ao povo português! Obrigado! :-)

Volte sempre! Fique à vontade!

Abraços!
Juca

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____