sábado, 31 de maio de 2008

Blogagem Coletiva: 31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco, "Juventude Livre do Tabaco"

O dia de hoje - 31 de maio - foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial Sem Tabaco (site em inglês). Cada ano a OMS trabalha com uma nova campanha, sendo que a deste ano chama-se: "Juventude Livre do Tabaco".

 

Segundo a OPAS-OMS (Organização Pan-Americana da Saúde, representação Brasil da OMS), tal dia foi criado a partir de 1987:

 

"O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pelos estados membros da OMS com objetivo de atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e as doenças e mortes, evitáveis, relacionadas ao uso do tabaco. O tabaco é a segunda maior causa de morte no mundo, em torno de 5 milhões ao ano. Metade dos fumantes – cerca de 650 milhões de pessoas - vão morrer por causa do tabaco, atualmente responsável por uma entre 10 mortes de adultos no mundo. Se nada for feito para controlar a epidemia, estima-se que serão 10 milhões de mortes por ano em 2025. O tabaco é ainda o quarto maior fator de risco mundial para doenças. Os custos econômicos do uso de tabaco são igualmente devastadores e tem causado uma perda líquida global de US$ 200 bilhões por ano, sendo um terço desta perda em países em desenvolvimento. Além dos gastos com tratamentos de doenças, o tabaco mata pessoas em fase produtiva, privando as famílias de terem como se sustentar e as nações de uma mão de obra saudável. Os usuários de tabaco também são menos produtivos enquanto vivos."

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde

 

No site do Instituto Nacional de Câncer (Inca) há uma gama enorme de informações sobre tabagismo direcionadas aos jovens. Vale a pena dar uma conferida: Se liga! Não deixe o cigarro vencer você!

 

 

Outra fonte interessante de informações sobre tabagismo é o site da Adesf - Associação de Defesa da Saúde do Fumante. O ano passado a ONG realizou uma campanha direta e incisiva que contou com diversos cartazes. Reproduzo abaixo alguns deles:

 

 

 

 

A imagem abaixo faz parte de uma campanha de outro país. Fiz uma tradução pelo Google:

 

If you smoke when you're pregnant so does your baby. "Se você fuma durante a gravidez, o mesmo acontece com o seu bebê."

 

Fonte: Coloribus

 

Segundo matéria do site Ciência e Saúde, o consumo brasileiro de cigarro diminuiu cerca de 32% entre 1989 e 2004. Realmente, é uma grande vitória, mas é preciso vencer diariamente essa batalha. Precisamos ficar atentos, sempre!!

 

Fonte: Sem Riscos, o Jornal

 

Este texto faz parte da Blogagem Coletiva "31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco", promovida pelo Nando, do blog A Melhor Novela de Todos os Tempos do Último Verão, e pela Nana, do blog Apenas Nana. Visitem suas páginas e de lá sigam para as páginas dos demais participantes. Informe-se e passe adiante seu conhecimento!!

27 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Dulce Miller

Juca, que imagens chocantes meu amigo! Seu post ficou simplesmente perfeito, o melhor que vi até agora! Parabéns, excelente abordagem!

Beijão

Juca

Então, Du, achei que trabalhando com imagens o recado seria mais fácil de ser dado e assimilado. Afinal, elas ficarão por muito tempo na mente das pessoas! E que os jovens possam se convencer dos malefícios do cigarro!

Beijão!

Mel

É bom ver que todos estão compartilhando da mesma idéia!
:)

Juca

Pois é, Mel, os seis motivos que expõe em sua postagem são mais do que suficientes para que um fumante procure largar tal vício! Tenho um amigo que fuma de forma tresloucada, mas quando ele vem aqui em casa, faço com que ele fume lá fora, na calçada, ou na laje da minha casa! :-) Ele acaba até fumando menos! :-) Mas também tem um caso de uma amiga que deixou de fumar espontaneamente, por mérito e esforço próprios! Hoje ela odeia o cheiro do cigarro e sabe como eu me sentia quando ela fumava perto! :-)

Obrigado pela visita e parabéns pela participação na blogagem! Sempre nos acrescentam algo novo! :-)

Abraços!
Juca

PS: Como você mesma disse, estamos todos sintonizados! :-)

Dulce Miller

É incrível como sintonizamos em algumas imagens também... \o/ de novo! heheheheheheheheh

Tem presente lá no Norte pra você, meu amigo querido!

beijos!

Eliana Gerânio Honório.

Juca, gostei muito!

UMA PERFEIÇÃO.

Se tiver um tempinho, apareça para ler minhas dificuldades com o cigaarro.
Muito obrigada.

Eliana Alves

Lusófona

Segundo uma pesquisa aqui em Portugal, dizem que o consumo do tabaco também está a cair, entretanto, o consumo de alcool está lá em cima :(

Mesmo com tanta informação sobre o mal que o tabaco causa a quem fuma e a que fica exposto à fumaça é incrível como ainda há pessoas que não se importam nem um pouco... fico horrorizada qdo vejo gravidas e pessoas doentes a fumar.

Um vicío maldito!!

Adorei o post, amigo ;)
Muitos beijinhos e obrigada pelo carinho de sempre

p.s.:Eu também peço desculpas pela ausência, mas durante algum tempo terá mesmo que ser, conforme der vou aparecendo

Nando Damázio

Juca, você fez um mega post !!
As informações com todas essas imagens ficaram excelentes !!

Muito obrigado pela sua valiosa contribuição na Campanha, cumprimos a missão !!
Abração, até logo !!

Juca

Eliana, aquele caminho do inferno é longo e super concorrido!! CARAMBA, não tinha idéia da existência de tantas indústrias assim, achava que eram num total de cinco ou seis!!

Mas que bom que conseguiu sair desse caminho e encontrar outro mais saudável e prazeroso! PARABÉNS pela vitória pessoal!

Abraços!
Juca

Juca

Então, Lu, e o pior que a sociedade só se deu conta desse maldito vício - socialmente aceito - depois de tantos males e mortes causados, depois que a dependência tomou conta dos fumantes! Claro que ainda podemos mudar tal situação, mas pensar que fechamos os olhos por tanto tempo...

Agora seria a hora de olharmos do mesmo modo para o maldito vício do álcool também!

PS: Fique tranqüila! Apareça quando puder, sem problemas! Te adoro! :-)

Juca

Nando, meu querido amigo, eu é que agradeço pela iniciativa de vocês e por poder contribuir um pouquinho! Que bom que nossa missão está cumprida!

Abração!

Osc@r Luiz

Meu amigo...
Vergonhosamente sou fumante e por isso não me senti à vontade para participar. Me sinto hipócrita se meu discurso diverge totalmente da minha prática, e também não poderia criticar uma atitude tão louvável. Logo, preferí o silêncio envergonhado.

Venho aqui agradecer o carinho e a solidariedade ao pedido que fiz de orações destinadas à nossa amiga Bete, mas sobretudo trazer uma boa notícia que acaba de me chegar através da sua irmã Gloria:

OSCAR

VENHO AGRADECER A PREOCUPAÇÃO DE TODOS E FELIZMENTE AVISAR QUE ELISABETE JA ENCONTRA-SE EM UM APARTAMENTO,NENHUM ORGÃO FOI ATINGIDO E FORA DE PERIGO,AGORA É SE RECUPERAR!

OBRIGADA A TODOSSSSSS!
GLÓRIA


Agradeço então a todos pela contribuição que deram para que a Bete tivesse as melhoras que teve, através de orações e pensamentos positivos.
Muito obrigado, meus amigos! De coração!
Logo ela vai estar entre nós, brincando como sempre o fez!
Me desculpem o comentário “tipo carimbo”, mas é que graças a Deus, não foram poucas as pessoas que se somaram a nós!
Muito obrigado e uma semana iluminada a todos!
Um abraço meu amigo!

Luci Lacey

Nossa Juca

Vc deu um show, muito bom.

Vamos torcer para que as pessoas se motivem e parem.

Sou ex fumante, nao e facil parar, mas nao e impossivel e hoje temos muitos recursos para ajudar.

Beijinhos e boa semana.

Aparecido José (Crazyseawolf)

Tio Juquinha, beleza de post, arrasou!!!
São imagens chocantes mas acredito que uma das formas de conscientização é essa mesma.

Juca

Oscar, que bom que a Elisabete está bem e se recuperando! Boa notícia!!

Agora, quanto ao seu caso, quem sabe você não se empolga e tenta largar o cigarro? :-) :-)

Boa semana, também!

Abração!

Juca

Luci, que bom exemplo você nos dá com sua atitude! :-) Concordo que é difícil, mas como você mesma disse, não é impossível!! Parabéns por ter conseguido largar o consumo desse "troço" que só prejudica!

Tenha também uma bela semana!
Beijos!

Juca

Valeu, Cid!

Que as imagens possam tocar os fumantes e que eles se toquem e parem com esse consumo inútil e degradante!!

Abração!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/

Eu estou há 26 anos sem fumar. A coisa é mais séria do que se pensa.
As conseqüências desse ato tá matando e vai matar muito mais.

Boa semana

Juca

Tem razão, Georgia, o assunto é sério mesmo! Mas como você mesma disse lá no seu post, depende também, ou principalmente, de força de vontade aliada à ajuda especializada. Enquanto isso, vamos tentando pressionar nossos governantes para que, pelo menos, fiscalizem o setor e tomem medidas mais drásticas para conter o avanço do consumo desse "produto". Que os jovens possam ficar mais atentos e "ligados" do que nossa geração e se mantenham afastados desse vício!

Parabéns por ter conseguido superar tudo!

Boa semana pra você também!

Abraços!
Juca

Francisco Coelho

Olá Juca

Agradecendo e retribuindo visita,muito positiva e convincente sua postagem sobre o fumo,valeu.

Abç

Nossa Juca, que imagens, já estava chocada com as imagens que achei por aí agora então...
Meu lindo obrigada pela palavras de apoio pois vou precisar muito de voc~es, quero e preciso para com isso,principalmente pelo meu netinho, não quero ser sinal de mau ou mal exemplo para ele.
Parabéns pela postagem completíssima.
Te amo meu irmaão querido.
Beijos em seu coração!
Rô!

Unknown

Olá Juca!
Bela contribuição na Blogagem.
Essas imagens são tão chocantes né...
Que sirva pelo menos para uma reflexão.
Brigadão pela participação na Blogagem

Juca

Pois é, Nana, que as imagens possam dar o recado que pretendemos!

Eu que agradeço pela sua iniciativa! Parabéns pelo sucesso da blogagem!

Beijos!

Max Coutinho

Oi Juca!

O tabaco é um vicio terrível! Não só mata como também revela a incapacidade dos seres humanos de enfrentar a vida; a necessidade de se agarrarem a um rolinho de folhas de tabaco (com químicos à mistura) para os intoxicar de modo a fugirem um pouco da vida, do mundo.

Muito boa, esta blogagem colectiva! Óptimas imagens!

Desejo-te um resto de semana fantástico!

Beijo

Juca

Você tem toda razão, Max! É também uma forma de fuga!

Tenha também um ótimo restinho de semana! :-)

Beijos!

Max Coutinho

Oi Juca,

Gostarias de participar nesta campanha contra o cancro da mama?

http://maxcouti.blogspot.com/2008/06/breast-cancer-awareness.html

Beijos e um bom fim-de-semana!

Juca

Oi, Max!

Minha resposta é: SIM, SIM e SIM! Estou dentro, quero dizer, vou aderir à campanha!! :-) Só te peço um favor, pois meu inglês é macarrônico: poderia mandar o texto traduzido para meu email? É que gostaria de postar o texto nas duas línguas! :-) Só mais uma dúvida: pelo que entendi, a campanha consiste em fazer o post e manter um banner ou selo do site para que meus visitantes possam clicar nele. É isso?

Desculpe-me pela chateação, mas ainda não consegui melhorar meu inglês e o tempo tá curto! :-)

Obrigado pela indicação! Tenha também um belo final de semana!

Beijos!

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____