sábado, 13 de outubro de 2007

Convite para o meme "Como eu escrevo?"

Fui convidado pelo Lucas Ghellere, do Blogosferrado, para participar do meme "Como eu escrevo?". Tenho que, primeiramente, confessar que não dava muita importância para este assunto, inclusive achava meio 'babaca'. Mas também tenho de confessar que, ao receber o convite via mensagem de email em minha caixa do Gmail, fiquei profundamente lisonjeado e feliz como uma criança ao ganhar um presente! rs rs Pois é, parece que aquele ditado "Quem desdenha quer comprar" valeu direitinho neste caso.

Ainda bem que tinha uma pequena noção do tema, por isso não fiquei espantado com o termo "meme". Mas como sou curioso e bisbilhoteiro (às vezes passo horas "viajando" de link em link, de blog em blog, de site em site), tratei logo de efetuar uma breve busca do termo no Google.

Em primeiro lugar aparece o site da Wikipédia, que traz a seguinte definição:

Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que respeita à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma [sic]. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Em segundo lugar aparece o site Verdade Absoluta, que traz a definição conhecida na internet pela maioria dos blogueiros (eu acho). Bom, mas não vou colocá-la aqui já que isso irrita tanto seu autor. Não sou eu quem afirma isso, é o próprio em seu post. (rs rs)

Agora, de verdade, gostaria de saber se quem começou isso tudo baseou-se naquela definição do Richard Dawkins, porque no meu entender as características básicas da definição do autor estão presentes nos "memes". Vá saber! Pode ser também mera coincidência! Falando em coincidência, esta semana mesmo postei algo sobre este autor (leia aqui Deus, um delírio).

Depois de todos esses parágrafos, acho que vocês podem ter uma idéia de como eu escrevo. Sou um pouco metido a perfeccionista (então, tá, mais de 50%), mas também gosto de deixar que a emoção conduza minhas palavras. Ah, preciso confessar uma última coisa: ultimamente, devido ao que venho lendo e vendo sobre diversos acontecimentos mundo afora, minha indignação e frustração andam tão à flor da pele que não consigo transformá-las em palavras. Quando isso acontece, consigo apenas postar a matéria que ocasionou tal reação para que as pessoas possam ficar sabendo desses absurdos e tentar mudá-los ou minimizá-los.

Enfim, é isso, pessoal! Como pessoa educada que sou (rs rs), quero deixar aqui meu agradecimento ao Lucas pelo convite e pelas palavras gentis. Também gostaria de saber como ele chegou ao meu blog. Curiosidade mata!! (rs rs) Ah, agradeço também a Ru Correa e a Du, pois sem elas o Lucas não teria chegado ao meu blog! (rs rs)

Abraços a todos!

PS: Como manda a tradição (!?), passo a "bola", ops, o "meme" para a recente amiga Lusófona do blog Palavras Articuladas (grata surpresa!) e ao amigo Radiófilo do blog Maysa dos Pobres. E então, como vocês escrevem?

4 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Lucas Ghellere

Caro Juca, agradeço por ter respondido ao "chamado" hehehe... vou tomar a liberdade de colocar o seu link entre os parceiros do blogosferrado. Grande abraço!

Anônimo

BELEZA, JUCA, FIQUEI FELIZ DE VOCÊ TER GOSTADO E TAMBÉM DIVULGADO O MEU BLOG MAYSA DOS POBRES. QUANTO AO SEU CONVITE PRA POSTAR NA LAVANDERIA, NA VERDADE, EU NÃO ENTENDI DIREITO. ONDE POSTAR? QUAL O ASSUNTO? SE VOCÊ PUDER, MANDE-ME UM E-MAIL ME EXPLICANDO, PRA O falecomigobr@ig.com.br

VALEU,
ABRAÇO E SUCESSO PARA O SEU BLOG.

RADIÓFILO

Lusófona

Ei Juca!! mal nos conhecemos e você já me passa um meme..rsrs.. brincadeira... já participei bastante de meme's =)
E até gosto, acho que é maneira de conhecer e interagir melhor com outros blogueiros =)

Desafio aceito!

Beijos e obrigada

Dulce Miller

Gostei do seu jeito de escrever, principalmente dessa forma 50% (hehehehe)perfeccionista, sem ser cansativo! Agora vc falou uma coisa que me fez lembrar de quando eu assistia o Jornal na tv ontem, e noticiaram que os deputados da Câmara Federal "analisaram" mais de 2000 projetos até agora em 2007 é só UM foi aprovado, justamente aquele que trazia benefício a eles próprios!
Mas porque eu tô falando isso? Porque você falou que as vezes fica tão indignado com alguma coisa, que não consegue escrever sobre ela. Também sinto assim.

Beijussssssssssssss

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____