sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Alerta: Golpe sobre falsa cobrança de dívida!

Caros amigos,

Achei muito importante divulgar esta notícia o mais rápido possível. Quanto mais pessoas ficarem alertas sobre estes golpes, menos vulneráveis ficarão contra tais empresas. Sempre que puderem, repassem para seus familiares e amigos sobre estes procedimentos inescrupulosos. Só assim poderemos nos proteger um pouco mais, por meio da divulgação "boca-a-boca".

Abraços,

Juca

10/11/2006 - 6h02

Empresa cobra dívida inexistente e sugere pagamento com 13. salário

da Folha Online

Com a aproximação do pagamento do 13º salário, algumas empresas de cobrança em São Paulo voltam a tentar aplicar o chamado "golpe da dívida esquecida". Trata-se de uma prática ilegal e constrangedora contra clientes de banco que tiveram algum cheque devolvido nos últimos 20 anos --mesmo que tenham sido quitados e a situação, regularizada. Essas empresas não se limitam a cobrar o valor do cheque, mas fazem reajustes mirabolantes: o valor da dívida chega a crescer até 3.000%.

Trata-se de golpe. Segundo advogados, bancos e entidades de defesa do consumidor, essas empresas agem de forma ilegal, constrangem o consumidor e devem ser denunciadas às autoridades.

No centro de São Paulo, a Cobank, por exemplo, está enviando cartas com cobranças de dívidas inexistentes. Um enorme carimbo em vermelho sugere: "Aproveite seu 13º salário e limpe seu nome" (veja imagem de trecho da carta abaixo).

A reportagem recebeu uma dessas cartas, que não informa a natureza da dívida e dá um prazo de apenas 72 horas para que o cliente entre em contato. "A falta de manifestação por parte de V.Sa. automaticamente nos autoriza o ajuizamento da ação competente cabível, encarecendo sobremaneira o seu débito(...)", diz.

Em ligação (gravada) para a Cobank, a reportagem foi informada que o débito se tratava de um cheque devolvido no dia 11 de junho de 1992 e pago no mesmo mês, como prova documentação arquivada no banco.

Ao ser informada que a dívida já fora paga, a atendente da Cobank exigiu que fosse enviada "a prova" da quitação do cheque.

"A carta não vale nada", declara Frederico da Costa Carvalho Neto, 48, doutor em Relações de Consumo da PUC de São Paulo, após analisá-la. "Eles têm de esclarecer qual é a dívida claramente. Além disso, também dizem ser procuradores, mas de quem? A ação dessa empresa é absolutamente ilegal. Entre outras coisas ela está cobrando dívidas já pagas ou prescritas."

"Eles constrangem e induzem o consumidor a cometer erro", afirma Carvalho Neto, 48. O professor sugere que as pessoas que se sentirem lesadas devem entrar com ação indenizatória.

"Quem receber uma carta dessa natureza não deve provar nada e muito menos fazer acordo algum. Consulte os órgãos de defesa e o seu banco. Se não houver dívida, guardar tudo que foi enviado, se possível grave as ligações e entre com uma ação indenizatória. Essas empresas podem ser acusadas de crime de apropriação indébita, constrangimento e até enriquecimento ilícito, já que tentam se apoderar de algo que não lhes pertence", afirma a advogada e coordenadora da Pro Teste, Maria Inês Dolci.


Reprodução

Outro lado

Ao ser informada que estava sendo alvo de uma reportagem, uma atendente da empresa, que se identificou apenas como Cleita, inicialmente negou qualquer ilegalidade na ação da empresa. Negou também que o teor da carta enviada fosse "dúbio" ou "ameaçador". Ela se recusou a informar o nome do responsável pela empresa ou passar o telefone a ele.

Ao ser informada das várias irregularidades que a Cobank cometeu, apontadas por especialistas, Cleita disse que aguardaria uma "notificação oficial do caso". "Caso (a empresa) esteja cometendo um golpe contra os consumidores, irá responder por isso", admitiu.

Alvo de investigação

O Ministério Público de São Paulo decidiu abrir uma investigação para apurar a ação da Cobank.

A Receita Federal também foi notificada sobre o caso e investigará a empresa.

Fonte: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u128045.shtml

1 Comentário:

'Thought & Humor'

Thanks for your comment on my blog.
I'm jealous that you obviously are proficient
in more than one language...

Happy Weekend,
Howdy

P.S. Have you ever seen any of these???

Every Student
Religion Comparison
Around the Well
Danish Cartoons
Arabic Cartoons
Muhammad or Jesus???
Answering Islam
Is Jesus God?
A Short Look At Six World Religions
God's Word in different languages...
How to become a Christian
Who Is Jesus?
See The Word
Watch The Jesus Movie
Spanish Cartoons
German Cartoons
Chinese Cartoons
Italian Cartoons
Greek Cartoons
Japanese Cartoons
Portuguese Cartoons
French Cartoons
Hindi Cartoons
Russian Cartoons
'Thought & Humor'

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____