terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

EUA: Exemplos de um país que quer ser a palmatória do mundo?

Caros Amigos!

A matéria que deixo aqui hoje demonstra, em minha humilde opinião, a completa arrogância de um país que se diz "exemplo para o resto do mundo". Não sou antiamericano, ou anti qualquer país ou religião, sou contra radicalismos, eles não nos levam a lugar algum. Apenas acho que os EUA estão indo longe demais em sua luta "contra o terrorismo" pelo mundo afora.

Parece-me que eles tudo podem em nome dessa "limpeza". Mas esquecem que estão lidando com seres humanos, e um mínimo de dignidade deveria ser considerada. Será que não existe limite para a crueldade humana?

Abraços!
Juca


21/02/2006

Vexame dos EUA: tortura em nome da liberdade
As novas fotos da prisão de Abu Ghraib se constituíram nas mais recentes provas: a conta-corrente moral dos EUA está vazia -- e o país perdeu as guerras da imagem. O mundo islâmico inteiro não tem confiança na nação mais poderosa do planeta - Parte 1

Equipe Der Spiegel*


Leia também:


São fotos que gelam o nosso sangue. Nos tiram o fôlego. Revolvem o nosso estômago. São espécies de fotos que nos fazem indagar que tipo de seres humanos faria tais coisas com outros seres humanos.

Elas provocam raiva, repulsa e vergonha. Uma das fotos mostra um prisioneiro ensanduichado entre duas macas, como se fizesse parte de uma propaganda perversa de hambúrguer. Em outra foto, um detento desorientado, com o corpo untado com uma substância não identificada, caminha tropegamente por um corredor da prisão. Uma terceira imagem mostra um homem encapuzado aguardando indefeso que alguém o retire de um banco, tendo fios elétricos presos ao corpo.

E há várias outras fotos -- todas elas mostrando prisioneiros sendo deliberadamente humilhados para deleite dos seus captores; homens desnudados e obrigados a ficar em uma postura de submissão. Mas não se trata só de humilhação -- as fotos também mostram dor física.

Em uma delas, um soldado norte-americano se ajoelha sobre as costas de um prisioneiro iraquiano nu. Ao lado, uma poça de sangue indica a violência do tratamento recebido pelo detento. Em uma outra, um prisioneiro se curva profundamente, como se fosse um lacaio, em frente a um oficial militar norte-americano: é "A Cabana do Pai Tomás" no Oriente Médio.

Mais uma vez, imagens da prisão Abu Ghraib ficam marcadas na memória coletiva do mundo, o legado chocante de uma superpotência que se descontrolou --ícones de vergonha para os Estados Unidos. Elas se transformarão nas imagens que as futuras gerações associarão à guerra no Iraque, assim como a foto de um chefe policial pró-americano de Saigon, apontando uma pistola para a têmpora de um guerrilheiro vietcongue, com o dedo preste a puxar o gatilho, se tornou um símbolo da Guerra do Vietnã.

Pouco relevante é o fato de as fotos até então não publicadas da prisão Abu Ghraib, tiradas em 2003 - cerca de 24 delas -- serem apenas variações de temas familiares. Também não importa que pelo menos alguns dos perpetradores -- foram poupados os oficiais de alta patente -- já tenham sido levados a julgamento em tribunais militares nos Estados Unidos.

Assim como as suas predecessoras, estas novas fotos contam com o poder para gerar uma dinâmica própria - o que faz delas o perfeito instrumento de propaganda para adversários ideológicos.

(continua...)

Leia a matéria completa diretamente da fonte:
UOL Mídia Global

0 Recado(s). Após o sinal, deixe o seu!:

Assinar Feed dos Comentários

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário sobre os serviços da "Lavanderia Virtual". Procurarei respondê-lo o mais rápido possível. Volte sempre! :-)

Abraços,
Juca (o gerente)



 

  ©Template Lavanderia Virtual, Customizado por Juca, baseado em Blogger Addicted.____Icons by DryIcons._____Ping Technorati____